Temperatura da água em Búzios e região

Muitos turistas perguntam por que a água é tão fria na região, não é tão fria assim. A média de temperatura nas praias de Búzios oscila ...


Muitos turistas perguntam por que a água é tão fria na região, não é tão fria assim. A média de temperatura nas praias de Búzios oscila entre 21 e 24 graus, maior diferença existe em Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Mas por que acontece isso? Vou tentar explicar. É difícil de entender que em localidades mais ao sul, haja temperaturas mais elevadas que aqui.
Observando o mapa do Brasil vemos que o litoral sudeste, se abre em sentido leste, isso aproxima as correntes frias que vem da Antártica, ao chegar à costa da Região dos Lagos, e dependendo dos ventos predominantes, afasta ou aproxima uma ou outra corrente. Exemplo: com vento nordeste as praias ficam em geral, mais frias em Búzios, e com sudoeste mais quentes, e o inverso em Arraial. Sim é complicado, mas tem muito a ver a posição das praias em relação ao vento.
Para complicar a situação, a ressurgência, clássica no verão, onde o vento leste é freqüente, aproxima esse efeito às costas. Nesse caso, em Búzios, nas praias de Geriba, Tucuns, Ferradura, Ferradurinha e Forno a temperatura pode cair a 18 graus; em Cabo Frio 16 graus, em Arraial nas praias de mar aberto até 15 ou 14 graus, a mesma temperatura do litoral Argentino. A explicação é simples, águas de profundidade de 300 metros, afloram à superfície, e os ventos aproximam-na ou afastam-na da costa, em nosso caso o vento leste a aproxima.
Ressurgência:
Na região de Armação dos Búzios o oceano apresenta um fenômeno chamado "ressurgência" que provoca o enriquecimento das camadas superiores da água com sais de nitrogênio e fósforo; acontece quando as correntes marinhas e os ventos confluem na mesma direção. Esse enriquecimento se vê favorecido pelo estreitamento da plataforma continental na região, que facilita a ascensão de águas mais profundas, ricas em minerais. A qualidade da água, tanto por seus minerais e transparência, favorece o processo de fotossíntese do fito plâncton (micro alga base das cadeias alimentares marinhas).
Estas características dão a nossa área uma diversidade de fauna marinha surpreendente. Cardumes de Sardinhas atraem outros tantos de Bonitos, Enchovas, Xaréus, Olhetes, etc.; também é comum capturar há poucas milhas da costa Sailfich e Marlins. Cetáceos atravessam a região procurando sua caça ou dirigindo-se a seus locais de reprodução; Golfinhos, Botos, Orcas e Baleias Mink, Jubartas, Bryde e Francas são alguns exemplos. Tartarugas e variedades de aves marinhas são costumeiras em qualquer época do ano.
Veja também  Cuidados no Mar

Leia : As baleias de Búzios e Golfinhos (delfines) em Búzios


Technorati Marcas: ,,,,

Veja também

112 comments