sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Passeios Náuticos em Búzios e Arraial do Cabo - Normas de Navegação Temporada 2010/2011

As Normas afetarão seus passeios de barco, leia.
As Capitanias dos Portos de todo Brasil, divulgarão o esquema a ser utilizado na Temporada 2010/2011, isso afetara diretamente seu passeio de barco.DSCF3848
Normas internacionais regulam as condições de navegação em que barcos de turismo podem navegar de acordo a sua classificação, existem duas classificações que nos interessam em esta questão: Mar Costeiro e Mar Interior, a primeira não tem restrições de navegação até 20 milhas náuticas da costa, na segunda sua navegação fica restrita a angras, baias, enseadas e áreas marítimas consideradas abrigadas, no caso particular da região de Búzios esta área chega até as águas interiores das Ilhas Gravatas e Ancora, em Arraial do Cabo, nas proximidades da Ilha do Farol.

A maioria das embarcações em Búzios e Arraial não atende as normas de classificação de navegação costeira, (habilitação de seu capitão, tipo de material de navegação e salvamento) consequentemente, será diretamente afetada pela restrição divulgada pela Marinha Brasileira seguindo normas internacionais a esse respeito.
A Capitania dos Portos com sede em Cabo Frio não habilitara a partida de embarcações de passeio: Escunas, Taxi aquáticos, etc. (Classificadas como: Mar Interior) quando o vento ultrapasse os 12 nos (pouco mais de 22 km/h) e ocorram ondas maiores de 60 cm.DSCF3917
Em nossa região particularmente ventosa, essa velocidade e comum nos meses de Setembro a Dezembro, onde a incidência do vento nordeste é diária. Isto afeta diretamente seu passeio, que poderá ser programado e inclusive se realizar, mais terá seu percurso alterado ou suspenso si o vento chegar a esse patamar em seu trajeto.
Mia opinião particular e que ate 15 nos (- 28 km/h) com ondas de ate um metro na enseada de Búzios, a navegação e segura e confortável para a maioria dos turistas, onde só caberia restrições no roteiro para chegar a Ilha Feia, no caso dos passeios de Arraial a restrição seria chegar a Gruta Azul, nas mesmas condições meteorológicas.DSCF8845
Já mencione aqui, mas sempre e bom recordar novamente, a pesar de você ser um lego em temas náuticos, sempre observe a manutenção da embarcação: pintura externa cuidada, limpeza, coletes salva-vidas em bom estado, etc. nos darão a ideia da manutenção geral do barco. O contrario, dará uma ideia da pouca importância que seu dono e tripulação dá a ela. Esta manutenção e custosa; fuja de preços excessivamente baratos o fora da media realizada por outros, no se arrisque!
Technorati Marcas: ,,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor identifique se, onde diz comentar como: escolha as opções, ou poste em Nome/URL. No responderei, perguntas anônimas. Obrigado.