A que praia eu vou, como e quando...

Suponhamos que já esteja comodamente instalado e vá à praia, você estará pensando, aí vem ele com conselhos para ir à praia? Qualquer um...


Suponhamos que já esteja comodamente instalado e vá à praia, você estará pensando, aí vem ele com conselhos para ir à praia? Qualquer um sabe ir à praia! Lógico que sim, mas se venta nordeste, que é o vento mais habitual que temos na região, você vai aonde?
Deverá procurar as praias que estão protegidas dele, são elas: João Fernandinho, João Fernandes do lado direito, Azeda e Azedinha, Ferradura, Geribá (as duas de seu lado esquerdo) e Ferradurinha. Não esqueça de pedir as toalhas na recepção e levar sua proteção ou bloqueador de 30 uvs. (o maior), aqui no Brasil os de fator de proteção menor só se usam quando se viaja de metrô (subte), e em Búzios não temos esse meio de transporte, você poderá optar, por ônibus, vans (coperativas de transp. alternativo), táxi ou caminhar; geralmente você terá uma praia a menos de 15 minutos de caminhada.
Todas sem exceção são públicas, no Brasil não existem praias privadas, o que sim é privado são as cadeiras (sillas) e mesas, que estão nelas. Se você optou por um hotel ou pousada que tem serviço de praia, por estar na beira da areia ou ter um clube de praia, esse serviço estará incluído. Do contrário, seu uso não será cobrado, mas implicará que você consuma alguma coisa, está proibido exigir um consumo mínimo, nesse caso, denuncie no hotel ou pousada. Geralmente, os estabelecimentos e bares tem bebidas e comidas de boa qualidade, solicite o cardápio (menu) com os preços para não ter surpresas, em alguns locais você conseguirá até em seu idioma. Geralmente os comércios responsáveis recolhem o lixo (basura) ou tem lixeiras, dê preferência a estes. Acostume-se a levar uma sacola onde depositar seus desperdícios, não os deixe na praia, coloque-os na lixeira mais próxima. A prefeitura limpa as praias todas as manhãs, mas a maré (marea) sobe duas vezes ao dia, e levará todos esses detritos ao mar.
Outra pergunta recorrente: e as praias do lado norte, Tartaruga, Azeda, Azedinha, etc., são mais quentes que as do sul da península, Geribá, Ferradura, Brava, etc.? Geralmente a diferença é de +/- 2º. As do lado sul ao ser de mar aberto tem mais influência das correntes marítimas, essas correntes não se mesclam, então é comum encontrar na mesma praia, a centímetros de distância, na horizontal ou vertical, variações de vários graus na temperatura da água, não adianta sentir uma corrente cálida ao lado e pensar que seu vizinho é o culpado, é só sinal que outra corrente está entrando. Você encontrara uma temperatura média anual de 23 graus e no verão até bem mais fria, mas isso será tema de outro post. Veja cada praia virtualmente!

Veja também

0 comments