APA Marinha de Búzios sai do Papel

Clique na imagem para Ampliar Finalmente o zoneamento da Área de Proteção Marinha de Armação dos Búzios começa a ser uma realidade. Já foi...

Apa Marinha de Búzios

Clique na imagem para Ampliar
Finalmente o zoneamento da Área de Proteção Marinha de Armação dos Búzios começa a ser uma realidade. Já foi demarcada, como se podem ver em mapas a seguir, a área total da APA e várias zonas de parques de preservação de corais, fauna e flora que neles vivem.
Isso permitirá a fiscalização da pesca, delimitando áreas de cerco, proibirá a pesca submarina, delimitará áreas de ancoragem de barcos e, sobretudo delimitará com exatidão as manobras e ancoragens dos grandes navios de cruzeiro, que toda temporada ancoram em nossa península, evitando danos e futuros acidentes.
O estudo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Búzios, com a assistência do Projeto Coral Vivo que já demonstra sua experiência nos Arrecifes do Parque Municipal Marinho do Recife de Fora, em Porto Seguro – Bahia demarcou a princípio, três áreas de defeso imediato, que são chamados Núcleos, eles são: Núcleo Orla, Núcleo João Fernandes e Núcleo Tartaruga. Outros, imagino, serão implementados em outra oportunidade, os de Ilha Feia e Ferradura, menos expostos às agressões constantes dos anteriores. Corais Nestes núcleos as principais restrições são: ancoragem, retirada de organismos vivos ou mortos, pesca e pisoteio. Será permitido banho, mergulho ecológico, fundeio em poitas, navegação sem encostar-se aos corais.
Mas, como demarcação sem fiscalização não adianta, duas embarcações a partir deste verão fiscalizam as áreas, também prometeram fazer fiscalizações de ponto fixo.
Buziosblog muitas vezes tem tratado de mostrar, que a diversidade da fauna marinha de Búzios é seu major patrimônio e acredita firmemente que se as regras estabelecidas no zoneamento forem cumpridas, a cidade seguirá tendo um futuro próspero e sustentável.
Agradecimento pelos dados a Bruna Duarte (bióloga) Sec. Meio Ambiente de Búzios.

Veja também

2 comments